segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Para você saber um pouco mais sobre o estilo de Vida Coreana

Estilo de Vida Coreana

É dito que o homem começou a habitar a Península Coreana há aproximadamente 40.
000 -50.000 anos atrás, porém se eles eram os ancestrais dos coreanos de hoje ainda é uma dúvida. Alguns homens do paleolítico viviam em cavernas, enquanto outros construíram estruturas em solo nivelado. Eles viviam de frutas, raiz, caça e pescaria.

O homem neolítico apareceu na Coréia, mais ou menos em 4.000 a.C., com sinais de presença ativa em 3.000 A.C, sendo encontrados ao longo da península. Acredita-se que o povo neolítico formou o povo coreano. Os povos neolíticos se situaram perto dos rios e na beira do mar, antes de ir para o interior do país. O mar era o local da retirada da sua principal fonte de alimento. Eles utilizavam redes, ganchos e linhas para pescar os peixes. A caça era um outro modo de produzir comida. Pontas de flechas e lanças foram encontradas em locais onde se localizavam antigamente os homens neolíticos. Mais tarde eles entraram para a agricultura utilizando foices e moinhos.

O cultivo de arroz começou antes da era do bronze, a qual acredita-se que durou até 400 A.C na Coréia. As pessoas também moravam em buracos, enquanto o resto era usado como túmulos na época.

Quando a agricultura se tornou a principal atividade, vilas se formaram e nascia um líder com autoridade suprema. A lei se tornou necessária para governar as comunidades. Em GoChoson, (2333 a.C. - 194 a.C.) um código de lei contendo oito artigos entrou em prática. Entre eles estão: qualquer um que matar uma pessoa deve ser imediatamente morto, aquele que machucar o corpo de outra pessoa deve compensar em frutos. Aquele que roubar algo de outra pessoa deve se tornar escravo da mesma.

As Casas Tradicionais

As casas tradicionais da Coréia permaneceram praticamente inalteradas desde o período dos Três Reinos (57 a.C - 668 d.C) até a Dinastia Choson (1392 - 1910). Vários detalhes da construção destas casas foram desenvolvidos, de modo a torná-las adequadas às diferenças climáticas existentes entro o norte, mais frio, e o sul, mais quente.

O sistema de aquecimento por baixo do assoalho, ou ondol, primeiramente utilizado no Norte, canaliza fumaça e calor através de dutos localizados sob o assoalho da casa. Este sistema vem sendo utilizado em casas tradicionais com assoalho de madeira na região sul, devido ao clima mais ameno. O resultado é um estilo de construção única.

Os principais materiais de construção das casas de estilo tradicional são o barro e a madeira. O barro age como isolante térmico, tanto no calor como no frio. As telhas sulcadas de preto são feitas de barro, geralmente uma argila vermelha. Além disso, na construção de uma casa coreana, não se usavam pregos, mas cavilhas de madeira.

No início, as casas tradicionais eram simples e tinham um piso retangular ladeado por uma cozinha e um quarto. Mais tarde evoluíram para um formato em L e, em um estágio posterior, para um formato em U ou um quadrado com um jardim central.

As casas das classes sociais mais altas eram formadas por estruturas separadas: uma para as mulheres e as crianças, uma para os homens da família e seus hóspedes denominados sarangch'ae e uma terceira para a criadagem, todas elas cercadas por um muro. Atrás da casa, havia um santuário para o culto dos ancestrais. Algumas vezes, construíam um tanque com lótus na frente do muro que circundava a casa.

Nos anos 60, o padrão das casas coreanas começou a mudar rapidamente, com a construção de apartamentos no modelo ocidental. Já nos anos 70, havia apartamentos por toda à parte.

O Vestuário

O hanbok, vestuário tradicional coreano tanto para os homens quanto para as mulheres, atravessou centenas de anos inalterados, pois se adapta perfeitamente ao clima e à cultura.
O vestuário masculino consiste basicamente em uma túnica, chogori, nas calças, paji, e em um sobretudo, turumagi. A túnica tem mangas amplas, as calças folgadas e amarradas com cintas em torno dos tornozelos. O traje hanbok fem
inino inclui uma túnica curta, chogori com duas fitas largas e amarradas de modo a formar o otkorum, bem como mangas longas e largas, uma faixa denominada chi'ma, em volta da saia e atada acima da cintura. Acompanhando o traje, são calçados meias brancas de algodão e sapatos em forma de barco, feitos de seda, palha ou borracha.

A beleza destas vestimentas coreanas está na simplicidade do modelo e na harmonia das linhas e das cores de suas peças.

As roupas ocidentais entraram na Coréia durante a guerra da Coréia (1950-1953), e durante a rápida industrialização durante os anos 60 e 70, o uso dos hanbok diminuiu, sendo considerados inapropriados para uso no dia a dia. Porém, recentemente os amantes de hanbok têm feito campanha para revitalizar hanbok, para reviver o hanbok e criando modelos mais práticos para se vestir.

Os Hanbok tradicionais são usados somente em ocasiões especiais, como feriados do ano novo lunar e o Chuseok (Festival de Colheita da Lua Cheia), e atividades em famílias tais como Hwangap, que marcam o aniversário de 60 anos de uma pessoa.

A Culinária

Dos três elementos básicos da
vida - casa, roupa e comida - a mudança no hábito alimentar tem afetado muito os coreanos. O arroz ainda permanece o principal alimento para a maioria dos coreanos. Mas as gerações mais novas preferem as comidas ocidentais.

Arroz, puro ou preparado com outros grãos, é o prato principal de uma refeição coreana. O arroz costuma vir acompanhado de diversos pratos, dependendo da região e da estação do ano. Depois do arroz, vem o kimch'i, um prato apimentado de legumes e, em geral, preparado com salsão, repolho e nabos ou pepinos, bem temperados com sal, alho, cebola, pimenta vermelha e mariscos.

No final de Novembro ou no começo de Dezembro, as famílias fazem o gimjang, ou a preparação de Kimchi para a longa temporada de inverno. Até algumas décadas atrás, o Kimchi preparado para o inverno era colocado em depósitos subterrâneos para guardar o sabor do Kimchi. Com a criação de apartamentos e aparelhos eletrônicos, os fabricantes estão criando geladeiras especiais para o Kimchi. Enquanto isso a indústria de Kimchi está aproveitando a oportunidade, pois um número cada vez maior de pessoas compram o Kimchi pronto em vez de prepara-lo.

Além do Kimchi, o doenjang (pasta de feijão coreana) com seus atributos anticancerígenos, tem chamado a atenção dos nutricionistas modernos. Os coreanos costumavam fazer o doenjang em casa fervendo os feijões amarelos, secando eles na sombra, molhando eles em água salgada e fermentando com a luz do sol. Porém, hoje poucas famílias fazem esse processo, hoje em dia a maioria compra o doenjang industrializado.

A sopa também é um dos pratos principais de uma refeição. Além disso, os coreanos ainda gostam de pescado, carne ou aves, verduras, ervas e tubérculos. Cada pessoa possui sua própria tigela de arroz e de sopa, mas os demais pratos são colocados no centro da mesa, para que todos possam se servir. Como talher, utilizam uma colher e pauzinhos.

Um dos pratos favoritos é o pulgogi, preparado com tiras de carne grelhadas em cima de um braseiro de ferro colocado sobre a mesa. A carne é marinada de véspera em uma mistura de molho de soja, óleo de gergelim, semente de gergelim, alho, cebolinha e outros temperos. A pimenta vermelha é um tempero indispensável na cozinha, já que os coreanos, de uma maneira geral, apreciam comidas quentes e apimentadas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário