The Daily Puppy

Calendário

sábado, 1 de outubro de 2011







Moda verão 2011: os estilos das próximas coleções

No mundo fashion, as tendências podem surgir de onde menos se espera. Um desses caminhos começa nos chamados bureaus de estilo ou entre os caçadores de tendências, esses usam seu poder de observação diante dos acontecimentos no cenário global que mais tarde são responsáveis por influenciar a arquitetura, as artes, a beleza e, claro, a moda. Tratam-se de informações frescas que vem das ruas e depois servem de inspiração para muitos estilistas. Cada um aproveita a sua maneira, conforme o DNA da própria marca.

"Antigamente, as tribos ditavam o estilo das pessoas, hoje acho que somos mais democráticos, podemos um dia ser totalmente românticas e outro seguir algo mais sensual, e o melhor de tudo, misturar os dois estilos em um só", diz a designer de moda Letícia Diniz.

Às vezes, uma tendência também pode surgir a partir dos chamados trendsetters (compositores de tendência, em tradução livre), celebridades ou pessoas influentes no mundo fashion que tem o poder de lançar algo capaz de ser imitado por muita gente e invadir as ruas. "Isso acontece principalmente com os chamados famosos instantâneos, que em um determinado momento recebem vários registros da mídia. Quem se identifica com o seu jeito de se vestir, acaba copiando", explica a designer que participou da organização do Caderno de Tendências elaborado pelo SENAI aos empresários do setor.

Para entender melhor, Letícia e a equipe de criação do caderno nomearam algumas personalidades conforme cinco microtendências programada para a moda verão 2011. Contemporânea, esportiva, romântica, sensual e irreverente. "A própria personalidade e a imagem transmitida já dita qual é o seu estilo". Megan Fox é uma trendsetter para sensualidade. Já Grazi Massafera é uma referência ao estilo romântico. Suri Cruise e Barack Obama remetem ao contemporâneo.

"A dica é aproveitar o que cada estilo tem a ver com a sua personalidade e trazer para o seu dia a dia", indica a designer. Veja o que o caderno indicou aos empresários para o próximo verão, nos próximos meses você já vai notar que eles vão invadir as ruas.

Sensual - Esse perfil é direcionado a homens e mulheres que assumem posições de liderança na sociedade, mas que não querem perder a sensualidade. Para compor o look as peças foram elaboradas com mangas estruturadas, decotes que revelam os ombros e modelos justos, mas que preservam o conforto.

Romântico - Para esse público, a poesia das artes é traduzida em roupas leves, com rendas e laços, e peças com detalhes delicados que envolvem o corpo. O perfil é complementado com estampas florais, que resgatam o passado com jovialidade.

Irreverente - Formas e cores diferenciadas influenciam este perfil, inspirado no estilo dos Anos 80. A concentração de trabalhos artesanais evidencia o colo feminino, os padrões étnicos são revisados e algumas peças são, literalmente, customizadas em pontos estratégicos.

Contemporâneo - Sustentabilidade ambiental e simplicidade definem este perfil. Os produtos são elaborados com matérias primas que respeitam o ecossistema. Os valores estéticos e a sutileza de detalhes permitem modelagens clássicas que ganham novo design por meio da alfaiataria e detalhes de costura sobre tecidos como o linho.

Esportivo - Este perfil remete ao universo navy, tendência ao clássico com um toque de atualidade. A temática de listras são combinadas em peças confortáveis, que privilegiam os movimentos, tanto para a pratica esportiva quanto para um momento casual. O xadrez retorna ao cenário, mas com uma releitura campestre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário